CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

sábado, 26 de maio de 2007

Quem é Hermes?

Tomar o nome de alguém é um negócio sério. Ainda mais numa cultura onde nomes definem o ser.
Portanto quando se fala em Ordem de Hermes, vale a pena perguntar: "Quem é esse tal de Hermes?"Como na maioria das coisas mágicas, a resposta é mais simbólica que literal... e frequentemente contradiz a si mesma.
A maioria das fontes liga as práticas herméticas a Hermes Trimegisto, um mago mítico que inspirou, se não criou, O Corpus Hermeticum. A maioria dos bruxos herméticos divide essa figura em três aspectos separados:

Hermes, O Deus: Filho de Zeus e da titã Maia, esse trapaceiro alado cruza as fronteiras dos mundos dos deuses e homens, vivos e mortos. Um guardião portões, patrono dos ladrões, professor dos mensageiros, magíco supremo, arauto de notícias ambas tristes ou alegres, Hermes personifica o intelecto humano - incansável, esperto, determinado e ocasionalmente perverso. Um dos vários amantes de Afrodite, ele é pai do pansexual Hermafrodito edo "bem-dotado" Priapus, encarnações de uma sexualidade obversa.Como "psychopomp" (aquele que conduz as almas dos mortos para o Além), Hermes guia os moribundos ao seu descanso, algumas vezes auxiliando os vivos no Hades da mesma forma, como portador do caduceu, Hermes é o fogo da Vida encarnada. Associado com Toth, Odin, Raven, Buda e as vezes Lucifer, Hermes inspirou o rom,ano Mercúrio, patrono da prosperidade... uma irônica conexão, dada a história de Hermes como ladrão e a guarda de Mercírio sobre o comércio! Sob ambos nomes, ele foi reverenciado com antecessor da humanidade, influenciando e interferindo por seus amados mortais nos círculos dvinos.
Hermes, o Místico: Chamado Trimegistus ou "Três Vezes Grande", esse magus humano inspirou o Corpus Hermeticum, um testo the revelações rasgando a cortina entre a cegueira mortal e a divina consciência. Supostamente vivou no antigo Egito, esse Hermes era considerado "o maior dos filósofos, o maior dos reis e o maior dos sacerdotes." Um antigo texto egípcio se refere a ele como "O maior e maior deus, Grande Hermes" Trimesgistus é considerado um mito pelos mortais e por outros. (Como de costume, os magos Herméticos vão, infinitamente, discutir sobre esse ponto.) Plátão deu-lhe os créditos pela criação da aritmética, astronomia, geometria, este Hermes é citado um várias fontes como contemporâneo a Moisés, mentor de Moisés, ou até o próprio Moisés! O conhecimento Alexandrino imagina Trimegistus como a soma de três sagazes gerações - avô, pai e filho, todos chamados Hermes - enquanto outros contos fundem Hermes com Pitágoras. Trimegistus supostamente foi o autor de algo entre 42 e 36,000 trabalhos de sabedoria. Sempre, no entanto associados com curiosidade, aprendizado e o divino número 3.
Hermes, O Arquétipo: Quando nem o deus nem o homem são sificientes, a mente humana procura criar arquétipos, a personificação de um ideal. Aqui, Hermes como um viajante ligeiro para quem nenhuma porta está selada. Invadidon nossa imaginação como um raio na Árvore da Vida, ele simboliza a passagem , a velocidade e a imaginação. De várias maneiras, Hermes é o Deus da Era da Informação. Nenhuma barreira ou distância podem pará-lo: nenhum segredo o escapa.Apesar de "heméticamente fechado" significar algo que não pode ser aberto, Hermes é aquele que pode abrir qualquer coisa. Seus seguidores podem esconder conhecimento em símbolos e obscuridade, mas aqueles que seguem Hermes podem desvendar esses mistérios, e mais. Como um raio, ele ilumina a escuridão, quebra preconceitos e força transformações. Seu cajado se tornou o emblema da medicina moderna, seu corpo adorna anúncios publicitário e seu riso ecoa pela Internet, cruzando o tempo e distâncias com meros pensamentos. Três Vezes Grande, esse Hermes cruza antigüidade, modernidade e possibilidade. Agora, mais do que nunca, Hermes está vivo.
Não é um cara tão chato quando se conhece melhor...

0 comentários: